Famílias de baixa renda serão isentas de pagar conta de luz

Medida vale para cinco estados do Norte e um do Nordeste

O plenário da Câmara aprovou, nesta noite (10), a gratuidade de energia para famílias de baixa renda com o consumo mensal de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês. A medida foi aprovada por meio de emenda ao texto do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte.
Atualmente, a tarifa social de energia estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado no valor de 65% no consumo registrado de até 30 kWh/mês; de 40% na faixa de 31 kWh até 100 kWh/mês; e de 10% na faixa de 101 kWh até 220 kWh/mês. A isenção no pagamento, atualmente, atinge apenas índios e quilombolas.
Pequenas centrais
Outra emenda aprovada permite às pequenas centrais hidrelétricas com pelo menos uma unidade geradora (turbina) em funcionamento terem seu prazo de autorização contado a partir da operação comercial dessa unidade, exceto as que tiverem penalidade pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto ao cronograma de implantação.
Após a aprovação da matéria, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou a origem dos recursos orçamentários para custear a isenção de pagamento da energia elétrica às famílias de baixa renda. “Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no Orçamento do governo. Se alguém deixar de pagar a conta, outra pessoa vai pagar”, perguntou Maia.
O relator da proposta, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), argumentou que a medida não geraria impacto porque o trecho já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a discussão da Medida Provisória 814/17, que perdeu a vigência antes de ser votada pelo Congresso.
Distribuidoras
Deputados concluíram na sessão de hoje a análise dos destaques que ficaram pendentes na semana passada. As seis distribuidoras que poderão ser colocadas à venda são: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende a Roraima.
Em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade a publicação do edital de privatização dessas seis distribuidoras de energia elétrica.
Da Agência Brasil
COMPARTILHAR:
← Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA CERTA

"SALES ARMEIRO"

"SALES ARMEIRO"
O PORTAL DE NOTÍCIAS 190CE TEM O APOIO DE “SALES ARMEIRO”.💥🔫 O melhor Curso de armeiro profissionalizante do Brasil, e aqui em Fortaleza, 1e 2 escalão.* INDICADO PARA PROFICIONAIS DA ÁREA DA SEGURANÇA PUBLICA E PRIVADA, RESEVA DE ARMAMENTO, CAÇADORES, ATIRADORES DESPORTIVO E COLECIONADORES. VAGAS LIMITADAS GARANTA JÁ A SUA. Rua Prof. Joaquim Nogueira N 65ª Bairro Antônio Bezerra. Próximo ao 10 Distrito Policial. Telefones. 085-98778.0668. 085-99632.2369. SW. MARKETIG E PROPAGANDAS DIGITAIS. 📞85-98577.6615

"INSTITUTO FEDERAL DE ENSINOU E INVESTIGAÇÃO''

"INSTITUTO FEDERAL DE ENSINOU E INVESTIGAÇÃO''
O PORTAL DE NOTÍCIAS 190CE TEM O APOIO DO "INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO'' O Instituto Federal de Ensino e Investigação, esta com vagas abertas para os cursos de Detetive Particular e Agente de Investigação Privada. CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA. Venha fazer parte de uma das profissões que mais cresce no pais atualmente, com uma instituição seria e renomada em todo Brasil. Matricule-se já, para mais informações acesse o nosso site. www.ifirnbrasil.com Ou também através dos Telefones. 84 988201876 - 84 998946169. Falar com Jackson Delinge.

PROPAGANDA

PROPAGANDA
ANUNCIE COM A GENTE AQUI O RETORNO E GARANTIDO. 85.984198060 ZAP