Após os primeiros registros nos últimos dias, a chuva perdeu intensidade nesta quinta-feira (18) em todo o Ceará. O Ceará registrou chuvas em pelo menos 49 municípios no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (17) e as 7h desta quinta-feira (18), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior precipitação foi em Granja, na Região Norte do Estado, com 50,2 milímetros. 




. Não houve registro de precipitação em Fortaleza até as 11h20.
Houve chuvas também em Senador Sá (41 milímetros), Tamboril (39 milímetros), Meruoca (35 milímetros) e Orós (28,1 milímetros).



Nuvens sobre litoral do Ceará

Segundo imagens do satélite GOES-16, observam-se nesta quinta-feira nuvens mais significativas sobre o litoral do Ceará. Essas nuvens estão associadas à proximidade da Zona de Convergência (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste (NE) brasileiro, colaborando para a ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses do centro-norte do estado.
A Zona de Convergência Intertropical é um conjunto de nuvens sobre a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela junção dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.






Previsão para quinta-feira (18):
·         Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No Sul, chuvas isoladas.
Previsão para sexta-feira (19):
·         Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No Sul, chuvas isoladas.
Previsão para sábado (20):
·         Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.





Postar um comentário

 
Top